Sabias que a depressão Juvenil é uma consequência do desemprego em Moçambique?
Grande parte do debate sobre a depressão juvenil é centrada nos aspectos psicológicos individuais, como desequilíbrios químicos ou traumas pessoais, pouco se fala sobre os factores sociais e estruturais que impulsionam essa crise.
A letargia colectiva observada entre os jovens é, em grande parte, alimentada por uma sociedade que, ao invés de proporcionar apoio e oportunidades, os sobrecarrega com um sistema que falha em oferecer perspectivas reais de crescimento e desenvolvimento o que leva muitos jovens caírem na Depressão.
O sistema Moçambicano, tanto em termos de infra-estrutura quanto de políticas sociais, falha consistentemente em fornecer os meios para que os jovens possam prosperar. O estresse contínuo gerado por condições sociais adversas pode agravar os sintomas de depressão, levando a uma sensação de impotência e desesperança entre os indivíduos afectados.
A depressão juvenil não é apenas um fenômeno individual, mas sim, o reflexo de uma sociedade que falhou em oferecer as condições necessárias para o desenvolvimento de sua próxima geração.
#juventude
#desemprego
#txekala