Programas

Monitoria das Eleições

1. Contribuir para o aumento dos níveis de participação das Jovens Mulheres Moçambicanas no Processo Eleitoral;

2. Promover Campanhas de Educação Cívica para as eleições a fim de reduzir os níveis de abstenção juvenil;

3. Contribuir para a redução dos níveis de violência e fraude eleitoral por meio da Plataforma Txeka, colocando o cidadão como observador e trabalhando com mulheres jornalistas para acompanhar o processo e alimentar a Plataforma Txeka com informações.

Actividades:
• Eleições Gerais 2014;
• Eleições Municipais 2018;
• Eleições Gerais 2019.

2. Paz, Direitos Humanos e Género

Um projecto que tem por objectivo descrever a identidade dos 250 representantes dos cidadãos moçambicanos, revelando o perfil, os valores, as ideias por detrás da posição pública.

A Frelimo terá uma bancada composta por 184 deputados, como resultado dos 4.195.072 votos conquistados nas eleições. A Renamo obteve 1.346.009 votos, correspondentes a 60 mandatos, e o MDM apenas 251.347, equivalente a seis mandatos.

Os resultados eleitorais de 15 de Outubro de 2019, validados e proclamados pelo Conselho Constitucional indicam que dos 250 deputados eleitos 138 entraram pela primeira vez na Assembleia da República e 112 renovaram os mandatos. A Frelimo tem 107 novos deputados, a Renamo 28 e o MDM três.

O Txeka realizou várias entrevistas que foram veiculadas nas redes sociais e alcançaram milhares de pessoas. As personalidades incluem nomes como:

– António Boene – FRELIMO
– Ana Rita Sithole – FRELIMO
– Helena Música – FRELIMO
– Ivone Soares – RENAMO
– Venâncio Mondlane – RENAMO
– Alberto Ferreira – RENAMO
– Lutero Simango – MDM
– José Manuel – MDM

Em Moçambique a população jovem é a maior, sendo importante engajar esta camada com maior presença para reduzir os níveis de abstenção e exclusão nos processos políticos.

A democracia será criada na construção de uma sociedade ética e solidária, na qual homens e mulheres participem dos processos decisórios de forma igualitária, empoderando-os para compreender, criticar e propor, além de ser um factor de mudança.