Cimeira da Paz dos Lideres Africanos em Moçambique
Realizou-se a Cimeira da Paz dos Lideres Africanos contando com a presença do Vice-Ministro da Justiça de Moçambique, Vice Presidente do Tribunal Supremo, Representante do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Representante do Ministério da Educação, Enviado Especial da União Africana, International Peace Youth Group e Sociedade Civil moçambicana, do qual o Txeka fez parte, ProPaz , Cedes, entre outros.
Varias encontros têm sido organizados a nível dos países da África Austral com lideres africanos no sentido de começarem de angariar o apoio nacional à Declaração de Paz e Cessação de Guerra (DPCW)
Em 2018, Sua Excelência Joaquim Chissano, Sua Excelência Veronica Macamo, Excelentíssimo Paulino José Macaringue e Honorável Joaquim Luis Madeira, participaram da primeira Cimeira da Paz dos Lideres Africanos durante o qual, todos declararam o seu apoio à Declaração de Paz e Cessação de Guerra.
Numa carta endereçada à Heavenly Culture, World Peace, Restoration of Light (HWPL), o presidente Filipe Nyusi expressou a sua dedicação e do povo de Moçambique para o alcance da paz, afirmando que não há alternativa à paz.
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) 16 visa: ‘Promover a paz e sociedades inclusivas para o desenvolvimento sustentável, fornecer acesso a justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
O ODS visa reduzir todas as violência e mortes relacionadas, e é uma meta que já está sendo implementada pela União Africana (AU), através do seu projeto principal de Silenciar as armas até 2020.
A ONU aprovou recentemente uma
resolução instando os Estados Membros da UA a abordar as causas profundas dos conflitos e estabelecer uma sólida base para paz e estabilidade duráveis.