2 de Novembro, 2022

Campanha: Libertem o Jornalista Arlindo Chissale

by Txeka

Presidente Filipe Nyusi Garante a Protecção da Liberdade de Imprensa

Por ocasião da celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que este ano decorreu sob o lema “O Jornalismo e as liberdades fundamentais na era digital”, o Presidente Filipe Jacinto Nyusi garantiu a protecção da Liberdade de Imprensa em Moçambique, pilar fundamental do Estado Democrático.

Segundo a sua publicação nas redes sociais, “a liberdade de imprensa constitui um direito fundamental que permite fazer chegar ao público informações de interesse político, económico-social, humanitário e cultural.

Os desastres naturais originados pelas mudanças climáticas, bem como as acções de terroristas que se registam no norte da província de Cabo Delgado são exemplos de assuntos que devem merecer tratamento isento de vícios, à luz do plasmado na Lei Fundamental, no que tange à liberdade de expressão e de informação.

Uma sociedade bem informada exige dos profissionais da Comunicação Social o exercício da sua actividade com profissionalismo.

Por isso, o presidente apelou aos profissionais desta área para se empenharem cada vez mais na produção de conteúdos com qualidade, respeitando a privacidade e dignidade das fontes de informação. “

De relembrar que o jornalista do portal online “Pinnacle News”, Arlindo Chissale, encontra-se desde a última terça-feira (25) detido e incomunicável, num acto alegadamente protagonizado pelas autoridades governamentais do distrito de Balama, em Cabo Delgado.

Fontes próximas do jornalista relatam que o facto ocorreu quando este captava imagens de instituições públicas daquele distrito, ao que as autoridades interpretaram como sendo um acto com fins obscuros.

De relembrar que a captação de imagens de instituições públicas, por jornalistas é um procedimento típico da profissão e insere-se no processo de recolha de informação para posterior processamento e publicação.

É de lei e constitucionalmente consagrado o livre acesso às fontes e aos locais públicos no exercício da actividade jornalística.

Fonte: Pagina Oficial do Facebook do Presidente Filipe Nyusi

MISA Moçambique