12 de Fevereiro, 2024

Transparência Eleitoral VS Abstenção Eleitoral

by Txeka


A transparência eleitoral, não só está nas mãos dos Órgãos de Gestão Eleitoral, mas também dos partidos políticos, para que desta forma possam garantir que a percentagem de abstenção eleitoral reduza.”
A transparência eleitoral está directamente ligada à abstenção eleitoral, pois a transparência eleitoral é uma das causas, se não a principal da abstenção eleitoral.
A abstenção eleitoral por sua vez, seria uma forma dos cidadãos mostrarem a sua insatisfação.
Segundo Luís de Brito (2009) a transparência é um dos três princípios básicos que devem orientar o funcionamento dos órgãos de gestão eleitoral. O respeito deste princípio é essencial para criar confiança entre as diferentes forças políticas concorrentes e para garantir a integridade das eleições, isto é, para assegurar que a vontade dos cidadãos eleitores se encontra realmente reflectida nos resultados eleitorais.
De acordo com Brito (2008) a abstenção eleitoral pode ser explicada apartir do desempenho dos órgãos de administração eleitoral, que por vezes é de qualidade baixa, que o Conselho Constitucional, cuja membros são em maioria indicados pelo partido no poder.
Brito, não se coibiu de sublinhar e de insistir na necessidade de transparência para a credibilidade das eleições, ao mesmo tempo que apontava a incapacidade técnica e jurídica dos partidos, para fazerem valer as suas reclamações.
Em suma, a transparência eleitoral, não só está nas mãos dos Órgãos de Gestão Eleitoral, mas também dos partidos políticos, para que desta forma possam garantir que a percentagem de abstenção eleitoral reduza.
Fontes:
Brito, L.2008.Uma nota sobre voto, Abstenção e Fraude em Moçambique.
Brito, L.2009.Sobre a Transparência Eleitoral.IESE.
51 views