Os partidos políticos são os principais e mais diretos veículos por meio dos quais as mulheres podem ser eleitas e ter acesso à liderança política.
Portanto, as estruturas, regras, práticas e valores dos partidos políticos possuem um impacto profundo sobre o nível de participação das mulheres na vida política de seus países.
Os partidos que levam a participação política das mulheres a sério se fortalecem junto a suas bases e conquistam novos grupos de eleitores.
O direito das mulheres de participar da vida política está garantido em várias convenções internacionais. Porém, transformar um direito abstrato em realidade exige trabalho árduo. Os partidos políticos são peças chaves para a participação das mulheres na política, já que são os partidos políticos que recrutam e selecionam os candidatos para as eleições e determinam a agenda política de um país.
Contudo, dentro dos partidos políticos as mulheres enfrentam os seguintes desafios:
Elas tendem a estar sobrerrepresentadas no nível da base ou em papéis de apoio, mas subrepresentadas em posições de poder.
Sem o acesso a redes de influência e com recursos muito limitados, poucos exemplos de vida e mentores e, às vezes, com pouco apoio da família e da comunidade, é compreensível que a participação feminina nos partidos políticos permaneça bem abaixo da masculina;
As mulheres na política muitas vezes mencionam a falta de recursos financeiros como um dos impedimentos para sua entrada na vida política.
As mulheres não somente têm dificuldade em levantar recursos para suas campanhas, como também muitas vezes recebem pouca ou nenhuma assistência financeira de seus partidos políticos.
É especialmente difícil para as mulheres levantarem o capital inicial, aquele financiamento necessário para lançar uma campanha e pleitear um cargo público;
Os baixos números continuam mesmo após os esforços feitos pela comunidade internacional de eliminar a discriminação e empoderar as mulheres.
Prevalecem estereótipos e preconceitos quanto ao gênero, embora em graus distintos, em todos os países do mundo e se refletem na vida política, econômica e social. Em muitos países, as mulheres continuam sendo desencorajadas a competir diretamente com os homens e a se exporem publicamente.