12 de Fevereiro, 2024

O Movimento Sufragista

by Txeka


O final do século XIX e a primeira metade do século XX foi um período marcado por uma das maiores e mais importantes revoluções feministas da História que foi o Movimento Sufragista, no qual mulheres, em diversos países, reivindicavam o seu direito ao voto.
Ele surgiu na Inglaterra e sua principal reivindicação era a garantia dos direitos políticos das mulheres de votar e ser votada.
Este movimento reivindicatório desenvolveu-se no contexto da chamada “Primeira onda do feminismo”. As mulheres que o levavam à cabo eram denominadas suffragettes ou sufragistas e utilizavam de métodos como propaganda, conferências, artigos de jornal, pressão ao Parlamento, desobediência civil e manifestações.
Teve como principais nomes Millicent Garret Fawcett, Emmeline Pankhurst, Olympes de Gouges, entre outras grandes mulheres que lutaram por uma democracia mais inclusiva.
Este movimento culminou com marcos muito importantes como a instituição do voto feminino em vários países do mundo, tendo a Nova Zelândia sido o primeiro e 1893 e tornou cada vez mais real e imaginável a possibilidade da mulher em cargos de liderança política, tanto que em 1980 Vigdís Finnbogadóttir foi a primeira mulher eleita Presidente, e governou a Finlândia durante 16 anos, entre 1 de Agosto de 1980 e 1 de Agosto de 1996.
O Movimento Sufragista foi um divisor de águas na história da Humanidade e pavimentou o caminho para que hoje, as mulheres, apesar das muitas dificuldades e limitações ainda existentes, possam participar activamente na esfera política e tenham a coragem e determinação para continuar a lutar por um mundo mais justo e igualitário.
Confira no video.
60 views