12 de Fevereiro, 2024

Marketing Político-Eleitoral e a sua Influência na Escolha dos Candidatos

by Txeka


O marketing político possui a função de mobilizar o público eleitor, principalmente durante as campanhas eleitorais, a aderir ao perfil de uma candidatura e encontrar motivos para decidir sua intenção de voto, de forma a contribuir diretamente no pleito eleitoral, através do seu poder de voto, a escolha (SILVA, 2012).
Nesse sentido pode-se inferir que marketing e sua abordagem mercadológica traz às campanhas políticas a necessidade (re)conhecer o eleitorado. Assim, uma pessoa que se candidata ao posto político, passa a oferecer seus serviços, expondo suas qualidades e atributos.
Os candidatos utilizam as técnicas de marketing em suas campanhas e vida pública. Através da fundamentação teórica analisada, temos a clara visão de que o candidato busca passar seu valor para o eleitor, despertando o eleitorado para necessidades que ele possa satisfazer. Neste caso, o candidato é o próprio produto, a campanha eleitoral é a promoção, o eleitorado é a praça e o preço acaba sendo demonstrado pelas ações que o candidato já executou.
O marketing político é permanente, tratando-se de um trabalho a longo prazo, onde inicia com a coleta de informação e identificação do eleitorado, o que é importante para este público, segmentação e posicionamento e a análise pós eleição,continuando com o acompanhamento do público.
FONTE : salão do conhecimento sobre comportamento eleitoral
Pesquisado em
58 views