Sabias que o Índice Ibrahim de Governação Africana (IIAG), produzido pela Fundação Mo Ibrahim, é uma das ferramentas mais respeitadas para avaliar a qualidade da governação em África, com base em quatro categorias principais: Segurança e Estado de Direito, Participação e Direitos, Oportunidades Económicas Sustentáveis e Desenvolvimento Humano.
Em 2022, Moçambique ocupava a 26.ª posição entre 54 países africanos, com um score de 50,1 em 100 pontos. Embora tenha havido um crescimento de 1,1 pontos na última década (2012–2021), a pontuação tem se mantido estagnada desde 2019, refletindo desafios estruturais que afetam a qualidade da governação. Dentre as principais áreas de preocupação incluem:
-Segurança e Estado de Direito: Deterioração significativa, exacerbada por conflitos no norte do país e desafios no sistema judicial.
-Participação, Direitos e Inclusão: Queda acentuada, refletindo limitações no espaço cívico e na liberdade de expressão.
Estes fatores comprometem a qualidade da governação e dificultam o desenvolvimento sustentável do país.
Fonte : https://www.rtp.pt/noticias/mundo/mocambique-mantem-26o-lugar-do-indice-ibrahim-de-governacao-africana_n1462432?
#Boagovernação
#Estadosdemocracticos
#Txekala