Camapanha sobre Feminicídio: Desconstruindo Preconceitos
Campanha sobre o Feminismo
Desconstruindo Preconceitos
O patriarcado é um sistema social baseado em uma cultura, estruturas e relações que favorecem os homens, em especial o homem branco, cisgénero e heteressexual.
Na sociedade patriarcal, prevalecem as relações de poder e domínio dos homens sobre as mulheres e todos os demais sujeitos que não se encaixam com o padrão considerado normativo de raça, género e orientação sexual.
No patriarcado, o homem desfruta de uma posição de privilégio e poder social, económico e político, enquanto a mulher e outros sujeitos que fogem da norma são relegados à submissão e invisibilização. Em outras palavras, o homem possui as melhores oportunidades e benefícios na sociedade, enquanto as mulheres e grupos marginalizados, além de não receberem os mesmos direitos, também precisam cumprir com uma série de obrigações.
Segundo a professora universitária Marlise Matos explica que o patriarcado é um sistema que ordena as relações sociais, políticas, económicas, e até mesmo simbólicas, tendo como base o homem como aquele que detém o exercício do poder, a autoridade moral e o controle dos valores e sentidos.
Segundo Matos, a sociedade patriarcal é “altamente hierarquizada e o centro do poder é essa figura do patriarca e do patriarcado racista cis-hétero-normativo que controla, se apresenta, se organiza e se define como centro, foco hegemónico do controle e do poder.
Neste sentido, aqueles que estão fora dessa identidade hegemónica, são percebidos como objetos”. Dessa forma, esses sujeitos objetificados são oprimidos, desqualificados e dominados já que essa dominação seria necessária para garantir a hierarquia e a organização desse sistema sócio-político.
Confira a restante informação.
Fonte: Politize