27 de Fevereiro, 2024

A reciclagem: desafios que os catadores de lixo enfrentam na sua área de trabalho

by Txeka


Rubrica de Jornalismo Cidadão: Reportagem da Jornalista Cidadã da Plataforma Txeka
Tema:
A reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais descartados. Seu objetivo é reintroduzi-los na cadeia produtiva a fim de que ainda gerem valor e sejam reutilizados, reduzindo-se a produção de lixo, aumentando a preservação dos recursos naturais e melhorando a qualidade de vida das pessoas.
O sector da reciclagem em Moçambique precisa ainda ser desenvolvida, embora existam diversas associações de reciclagem como a AMOR. Muitas dos catodores do lixo, são pessoas que tiveram uma iniciativa própria, e entraram nessa profissão, comumente fazem a recolha de lixeiras que estão nos seus bairros.
Tristemente lixeiras são as coisas mais comuns nos bairros rurais, quase sempre sem supervisão do Estado e consequentemente, são lixeiras com resíduos a decompor-se a céu aberto, ou então lixo queimado junto das habitações, com efeitos negativos para a poluição do ar e a saúde pública, ao constituir o terreno para surtos epidémicos.
Graças aos catadores de lixo, temos uma diminuição considerável dos resíduos, onde os mesmos ganham seu sustento e ajudam o meio ambiente. Mas como qualquer profissão, está apresenta alguns desafios.
Confira o vídeo na reportagem.
50 views