Presença do Txeka na Conferência sobre os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável realizada no Campus da Universidade Eduardo Mondlane, por ocasião da visita a Moçambique de Sua Majestade a Rainha dos Belgas, Matilde Maria Cristiana Geislaine d´Udekem d´Acoz, na sua qualidade de embaixadora das Nações Unidas para dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Olho do Cidadão participou hoje da Conferência sobre os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável realizada no Campus da Universidade Eduardo Mondlane, por ocasião da visita a Moçambique de Sua Majestade a Rainha dos Belgas, Matilde Maria Cristiana Geislaine d´Udekem d´Acoz, na sua qualidade de embaixadora das Nações Unidas para dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foram abordados pontos da Agenda 2030 que visam antes de 2030 garantir o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, o planeamento familiar, a informação e a educação.
Esta Agenda é um Plano de Ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a Paz universal com mais liberdade.
Reconhecemos que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global.
Durante a sua explanação, a rainha dos Belgas defendeu a necessidade de se aumentar os investimentos na Educação como forma de garantir um desenvolvimento sustentável para o país.
Matilde Maria Cristiana Geislaine d´Udekem d´Acoz lamentou o facto de actualmente as crianças terminarem o ensino com poucas qualificações e muitas limitações. No seu parecer o investimento na Educação deve englobar as infra-estruturas, a qualificação dos professores e nos currículos.
Os casamentos prematuros e a fraca permanência das raparigas e mulheres nas escolas e universidades é tudo, por sua megestade, como um dos obstáculos para o alcance dos objectivos do Desenvolvimento Sustentáveis.
Para a palestrante só teremos uma sociedade com igualdade, quando as raparigas poderem decidir sobre o seu futuro.
A visita da rainha da Bélgica visa avaliar o estágio de implementação dos ODS em Moçambique. Por uma Cidadania Activa
#TxekaLá